Via -a
pela primeira vez , no chão do jardim das amoreiras , em Lisboa .
Apaixonei - me por ela . Naquela época era verde .
Apanhei três . Sequei-as e comecei a andar com uma , no pequeno caderno que sempre me acompanha .
Mais tarde descobri -as no Porto .
Registei - a em papel , com várias técnicas , tela , gravei-a e pintei - a em vidro e madeira , em estanho e por fim , escolhi - a , para as minhas primeiras gravuras .
Por estranho que pareça nunca quis saber sobre ela a não ser o nome .
Há dias " deu - me " para pesquisar ... ...
_ ... é uma árvore considerada um fóssil vivo. É símbolo de paz e longevidade, por ter sobrevivido as explosões atômicas no Japão. Foi descrita pela primeira vez pelo médico alemão Engelbert Kaempfer, por volta de 1690, mas só despertou o interesse de pesquisadores após a Segunda Guerra Mundial, quando perceberam que a planta tinha sobrevivido à radiação em Hiroshima, brotando no solo da cidade devastada.
Espécie vegetal que combate os radicais livres e auxilia na oxigenação cerebral, dentre diversas plantas que funcionam na medicina alternativa. Nomes populares: Nogueira-do-Japão, árvore-avenca, ou simplesmente ginkgo. São árvores caducas, que perdem todas as folhas no inverno e atingem uma altura de 20-35 m (alguns espécimes, na China, chegam a atingir os 50 m). Foram durante muito tempo consideradas extintas no meio natural, mas sabe-se hoje em dia que existem duas pequenas zonas na província de Zheijian (China) que albergam exemplares desta espécie. Goethe, famoso cientista, filósofo, poeta e botânico alemão, escreveu um poema sobre ele em 1815, falando da unidade-dualidade, simbolizada na folha do Ginkgo." _
Depois deste saber , e de uma amiga me ter dito que esta atracção que sempre senti , pode significar ...que podemos ter energias semelhantes ?!!! ,
quando há dias , mais uma vez a desenhava , pensei ... _ ou sou muito poderosa ou um fóssil vivo , também .
Mas menos adaptada , no momento , que esta esplendorosa árvore .
Eis o poema de Goethe
Após a pesquisa , apercebi - me que há muitíssimas pessoas a gostarem desta árvore [ com a mesma paixão, não sei ] .Sabem e fazem muito com ela .
Continuo a amá-la , mas precisava de menos informação ... para continuar a sonhar !