A ária é lindíssima, parece que foi um sucesso europeu no seu tempo. Mantém-se actual pois hoje por toda a Europa também há razões para chorar o destino cruel e para suspirar pela liberdade sem as humilhantes cadeias invisíveis que nos oprimem. Phillippe Jaroussky descreve a escrita vocal de Handel como uma massagem vocal, tão profundo era o conhecimento que o compositor possuía da técnica vocal e das necessidades do cantor. Handel, diz ele, dá prazer cantar; comparando com Bach que escrevia para o instrumento voz Handel chegava a escrever para um cantor específico. Um comentário paralelo: Ontem e antes de ontem no CCB "O Divino Sospiro" fez a interpretação da ópera e o lançamento do disco de "A morte de Abel" uma obra inédita no nosso Pedro António Avondano filho do genovês Pietro Giorgio Avondano. Não estive lá mais ouvi excertos na antena 2 e é uma obra extraordinária.
3 comentários:
A ária é lindíssima, parece que foi um sucesso europeu no seu tempo. Mantém-se actual pois hoje por toda a Europa também há razões para chorar o destino cruel e para suspirar pela liberdade sem as humilhantes cadeias invisíveis que nos oprimem.
Phillippe Jaroussky descreve a escrita vocal de Handel como uma massagem vocal, tão profundo era o conhecimento que o compositor possuía da técnica vocal e das necessidades do cantor. Handel, diz ele, dá prazer cantar; comparando com Bach que escrevia para o instrumento voz Handel chegava a escrever para um cantor específico.
Um comentário paralelo:
Ontem e antes de ontem no CCB "O Divino Sospiro" fez a interpretação da ópera e o lançamento do disco de "A morte de Abel" uma obra inédita no nosso Pedro António Avondano filho do genovês Pietro Giorgio Avondano.
Não estive lá mais ouvi excertos na antena 2 e é uma obra extraordinária.
Gosto do teu bom gosto.
Esta ária é belíssima.
Beijo, querida amiga.
É arrepiante de tão linda! :)
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