O Verão
está sob a influência do arcanjo Uriel , cujo nome significa Deus é a minha luz . Durante o verão, toda a natureza está em fogo , e no dia 24 de junho , festa de São João Batista , após o solstício de verão , é tradição acender fogos e celebrar com cantos e danças a vitória do calor e da luz. Uriel não é mencionado na tradição cristã e a Igreja não encorajou esta maneira de celebrar o São João, pois essas reuniões de homens e mulheres que cantam, dançam e bebem à roda de um fogo durante t oda a noite acabam muitas vezes em excessos.
O solstício de verão , que se situa no momento em que o sol entra na constelação do Caranguejo , onde Vénus está em exaltação , não é, efetivamente , a festa do fogo espiritual , mas do fogo físico , terrestre.
Uriel é o arcanjo de Malhouth , a esfera da terra . . . o fogo sobre o qual ele reina não é só aquele que faz amadurecer os cereais e os frutos , é também o fogo interior do planeta que mantém toda uma matéria em fusão , na qual se elaboram os metais , os minerais , e
que foi mesmo assimilada ao inferno.
Em certas tradições , o verão é simbolizado por um dragão que cospe chamas.
O dragão é precisamente esse animal mítico que , vivendo debaixo da terra , só sai à superfície para queimar , devorar e destruir. Mas ele é também o guardião de todos os tesouros ocultos , as pedras e os metais preciosos, frutos da terra.
Há também muitas tradições que celebram o herói que foi capaz de deitar por terra o dragão para se apoderar dos seus tesouros.
São relatos sobre os quais devemos meditar . . .
não é pelo facto de o verão libertar as forças subterrâneas
que devemos deixar-nos
devorar pelo dragão .
que devemos deixar-nos
devorar pelo dragão .
Omraam Mikaël Aïvanhov
imagem _ Ulla Blomqvist _
2 comentários:
Bela citação.
Além do mais, estas festas são pagãs e cristianizadas...
A ilustração corresponde perfeitamente ao texto.
Bom solstício, Maria, neste dia gostaria muitissimo de estar em Abu Simbel (Egipto) ou em Chichtén-Itzá(México), de verdade.
Abraço frtaerno
Todas as nossas festas populares de cariz religioso são parte de uma compreensão do mundo e da natureza anteriores ao cristianismo. O S. João, e o S. Pedro vêm nessa linha.
É curioso que o S. João tenha sido exportado para outras partes do mundo por onde andaram os portugueses.
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