O domador que mete a cabeça na boca do leão , que busca ? A piedade do público ? A do leão ? A sua própria piedade ? E o público , está louco ? . . . Porque aplaude ?
Sempre houve dificuldade de distinção entre bravura, temeridade, audácia e coragem. A representação destas atitudes prestou-se desde que a memória ficou gravada nas pedras a interpretações e equívocos como este do Leão. As interrogações filosóficas devem existir pelo menos desde o circo de Roma. Eu aprendi num livro do Blasco Ibañez (Sangre y arena)que é o público a fera. Mas pergunto a mim mesmo se esse inconsciente colectivo da multidão não mergulha numa treva individual em que se exige sangue e sacrifício? A sofisticação das encenações no nosso tempo adquiriu refinamento e ultrapassou limites históricos que anteriormente achávamos difíceis de ver sequer repetidos. Refiro-me a estas guerras do Sudão à Síria, da Palestina à Ucrânia e ao visionamento do "sacrifício" de prisioneiros. O valor da vida entrou no "mercado", é sobre avaliado ou cai consoante a procura. A vida humana está incluída nesta demanda gananciosa do lucro. Tudo depende do local onde se nasça e da casta a que se pertença.
2 comentários:
Sempre houve dificuldade de distinção entre bravura, temeridade, audácia e coragem. A representação destas atitudes prestou-se desde que a memória ficou gravada nas pedras a interpretações e equívocos como este do Leão. As interrogações filosóficas devem existir pelo menos desde o circo de Roma.
Eu aprendi num livro do Blasco Ibañez (Sangre y arena)que é o público a fera. Mas pergunto a mim mesmo se esse inconsciente colectivo da multidão não mergulha numa treva individual em que se exige sangue e sacrifício? A sofisticação das encenações no nosso tempo adquiriu refinamento e ultrapassou limites históricos que anteriormente achávamos difíceis de ver sequer repetidos. Refiro-me a estas guerras do Sudão à Síria, da Palestina à Ucrânia e ao visionamento do "sacrifício" de prisioneiros.
O valor da vida entrou no "mercado", é sobre avaliado ou cai consoante a procura. A vida humana está incluída nesta demanda gananciosa do lucro. Tudo depende do local onde se nasça e da casta a que se pertença.
Cor da flor!
Acho que é nossa necessidade de transgredir à vida!! Pois somos seus escravos mesmo não querendo o ser!!!
Beijos!!!
Enviar um comentário